Atenção: não prestamos nenhum tipo de ajuda via telefone ou WhatsApp, apenas fornecemos informações NESTA PÁGINA, todos os nossos serviços são cobrados
Eis um defeito comum que eu sempre tenho encontrado por aí, ocasionado por fiação inadequada (fio fino, fora da grossura certa) e também vindo de serviço de instalação do circuito elétrico do chuveiro feito errado, compartilhando o chuveiro a distribuição elétrica do lugar – fiação das luzes ou tomadas – veja este vídeo.
O chuveiro, da mesma forma que muitos aparelhos de alta potência como forno elétrico, cooktop e outros mais, puxam uma forte corrente durante o seu uso, e deste modo a eletricidade precisa de espaço suficiente para passar em direção ao seu destino, e se a acomodação for tão apertada quanto um ônibus lotado (fio fino, no caso) a coisa sufoca e esquenta.
Assim uma fiação antiga que antes atendia folgadamente um chuveiro de 5.500 watts comprimirá a corrente elétrica exigida para um chuveiro de 7.500, muito em moda atualmente, havendo ainda modelos que ultrapassam este valor, e consequentemente a compressão da energia esquentará o fio fino, superaquecendo-o e torrando as suas emendas e podendo até mesmo carbonizar a fiação em boa parte de sua extensão.
Existem hoje em dia chuveiros de todos os tipos para todos os gostos, porém é fundamental respeitar a potência destes (watts) colocando o fio correto para o equipamento.
Então dá para entender que a fiação está queimando por que é fina demais para o chuveiro, devendo-se trocá-la por um cabeamento mais grosso, e para todos os efeitos recomendo o cabo de 6 milímetros que suportará tranquilamente qualquer tipo de equipamento com a potência de até 8.000 watts
Quanto à gambiarra de se ligar o chuveiro à distribuição da fiação elétrica, recurso amplamente utilizado por leigos e o pessoal do faz-tudo, além da ligação ter vida curta pois logo carboniza na emenda, provoca ainda a perda da potência do chuveiro que não consegue esquentar a água da forma como deveria já que está dividindo a energia necessária para si com os demais objetos ligados à instalação elétrica do imóvel.
Utensílios como chuveiros exigem cabeamento exclusivo e correto originando-se diretamente do quadro de disjuntores e com disjuntores à parte para o equipamento. Para saber como se puxa uma fiação para chuveiro, veja esta postagem.
Eventualmente isso também ocorre se a emenda dos fios do chuveiro foram feitas sem o uso de conector, se existem emendas neste circuito desde o quadro de disjuntores até o chuveiro (a fiação do chuveiro obrigatoriamente tem que ser contínua, sem emendas) ou se os parafusos do conector ficaram frouxos, e ainda se você trocou seu chuveiro por outro de maior potência, e então neste último caso terá que ser feita a substituição da fiação para outra de maior grossura.
Em todos os casos enquanto se aguarda a providência de se fazer a coisa certa, desligue o disjuntor geral, corte as partes queimadas e refaça a emenda usando um conector para fio de chuveiro – imagem abaixo:
Conector de fio para chuveiro
Compartilhe
Deixe a sua avaliação