Como executar circuito exclusivo em 220 volts

Atenção: não prestamos nenhum tipo de ajuda via telefone ou WhatsApp, apenas fornecemos informações NESTA PÁGINA, todos os nossos serviços são cobrados

Se você está pensando em puxar uns fios para alimentar eletricamente um equipamento de alta potência (de elevada corrente, ou seja, de muitos amperes) vou tentar te explicar neste post como fazer isso.

Observe a imagem abaixo:

 

Quadro de disjuntores da distribuição elétrica no qual vemos os fios de fases (vemelhos) neutro (azul) e terra (verde). Os cabos mais grossos (vermelhos, mas que também podem ser pretos) ligados no disjuntor de cima que representa o disjuntor geral, trazem a energia até o quadro. Com 2 fases se faz 220V (usando dois vermelhos do exemplo acima) e juntando-se a qualquer uma dessas fases um fio neutro (azul) se terá 110V. O fio terra (verde – proteção) não tem energia, destina-se a eliminar choques ao se tocar nos equipamentos elétricos, daí a importância de se ligar a ele o fio terra dos aparelhos

 

Nesta segunda imagem fica claro que cada disjuntor está ligado em uma fase de 110, então automaticamente dois disjuntores somarão 220 volts. Basta a partir daí se trocar os disjuntores por outros de 40 amperes e puxar deles o novo circuito de alta corrente elétrica

Equipamentos eletroeletrônicos de alto consumo de energia tais como chuveiros, ar condicionado, *secadoras e outros necessitam de um fluxo mais elevado de corrente elétrica para funcionarem a pleno vapor, e assim como muita gente num espaço apertado gera calor, sufoco e falta de ar de igual modo a eletricidade em grande quantidade não fica à vontade em um fio fino.

*Não confundir com “lava e seca”, secadoras além de terem potência muito maior que uma máquina de lavar, não lavam, somente secam roupas

O resultado é a compressão dos elétrons e o superaquecimento, e tudo que esquenta demais daí a pouco torra, pega fogo ou fica insuportável como no interior de um ônibus lotado.

E também se a fiação do chuveiro estiver queimando ou sofrendo danos, diante do que eu disse acima ficou claro agora que ela é fina demais para o equipamento, devendo nesta situação ser trocada por um cabo mais grosso, no caso o de 06 milímetros que suporta todo e qualquer tipo de artefato elétrico com a potência máxima de até 8.000 watts.

Para a corrente você vai botar junto com este cabo um disjuntor bipolar de 40 amperes no novo circuito que será construído. 

Disjuntor bipolar

Tudo o que estará sendo ensinado neste texto vale para se fazer o circuito elétrico para todos os equipamentos de alto consumo de energia (chuveiros, coocktop, aquecedor de água, etc). 

No entanto para se fazer um circuito de ar condicionado por exemplo, não há a necessidade de se colocar um cabo tão grosso como o de 06 mm, e os próprios aparelhos especificam nos manuais que os acompanham a medida da fiação e capacidade de corrente elétrica de disjuntores dos mesmos, portanto leia antes os manuais ao instalar qualquer coisa.

No fim deste texto você encontrará a lista de materiais necessários para fazer o serviço. Serão dadas duas opções de execução do trabalho: puxando a fiação pelos eletrodutos (se houver a possibilidade, já que muitas vezes não há espaço suficiente nos tubos para se introduzir fios mais grossos) ou fazendo uso de canaletas auto adesivas nas paredes para abrigarem a nova fiação. 

Instalação elétrica construída com canaletas auto adesivas

Tem também a eletrofita adesiva que é ótima estéticamente, bastando depois de instalada se passar duas demãos de massa corrida e em seguida lixar e pintar que fica invisível (imagem abaixo). No fim da página tem um vídeo sobre ela.

Assista ao vídeo no início desta página e leia todo este texto até ao fim antes de começar, atente para o seu imóvel e pense se você será capaz de realizar o serviço, porque senão além de se desgastar inutilmente ainda terá que pagar um eletricista para executar o trabalho.

Primeiro vamos entender o caminho que os fios fazem saindo do quadro de disjuntores até chegarem ao chuveiro. Observe a imagem abaixo:

A distribuição elétrica de um imóvel é feita nos eletrodutos, os fios estão dentro destas tubulações embutidas nas paredes e tetos. A interconexão (emendas) e puxadas da fiação acontecem nas caixas de passagens dos cabos elétricos encobertas pelas luminárias e/ou tomadas – veja as imagens abaixo:

Eletroduto com a fiação em seu interior

Projeto completo da distribuição elétrica de um imóvel com os eletrodutos interligando as caixas de passagens (luminárias) no teto

Ilustração dos eletrodutos saindo de uma caixa de passagem

Ponto da distribuição elétrica em construções (caixa de passagem) por onde correm os fios e que ficam encobertos pela iluminação

Como percebemos na primeira ilustração acima a fiação do chuveiro provém do quadro de disjuntores, prossegue até à caixa de passagem da luminária da cozinha e em seguida sai em uma caixinha próxima ao cano dágua do chuveiro dentro do banheiro.

No entanto a fiação pode passar também pela luminária do banheiro.

Isto é somente um exemplo, o circuito do chuveiro pode tomar vários sentidos em direção ao banheiro, pode correr pela sala ou outros cômodos, e para conhecer o seu caminho é preciso ter uma planta do imóvel ou fazer uso de tentativa e erro tirando as luminárias e tomadas e vendo por onde a fiação do chuveiro está vindo e indo.

Porém o percurso deste circuito até o banheiro será sempre o mais curto e basta imaginar quais caixas de passagem (luminárias) ele percorrerá movendo do lugar somente as prováveis, e ao olhar para dentro das caixas se verá para onde aponta o eletroduto no qual a fiação do chuveiro está entrando, identificando assim o próximo cômodo a ser trabalhado.

Dá para fazer o serviço sozinho, mas se puder ter alguém para ajudar irá diminuir o tempo e facilitar bastante.

Como puxar a fiação:

Este tipo de fiação como a de um chuveiro se chama circuito exclusivo ou tomada de força de uso específico (TUE), tendo disjuntores próprios no quadro de energia elétrica, e para simplificar as coisas, caso você não saiba quais são os fios e disjuntores do chuveiro faça o seguinte:

1 – Desligue todos os disjuntores que houverem no quadro de força do lugar;

2 – Retire a tampa da caixinha por onde saem os fios do chuveiro dentro do banheiro – imagem abaixo:

3 – Observe os fios e a quantidade destes. Os fios que alimentam elétricamente o chuveiro são os mais grossos, se houverem três fios da mesma cor ou de cores diferentes o mais fino é o fio terra que deverá ser ligado ao fio verde do equipamento. Os outros são os que trazem a energia para o chuveiro, ou seja, são as fases de 220 volts. Se existirem somente dois fios fique tranquilo, significa que no imóvel não há fio de aterramento, mas se houver deixe o fio terra no lugar dele;

4 – Remova a luminária do teto do banheiro (se não houver passe para a luminária do cômodo mais próximo), encontre os fios da mesma grossura e cor idênticos aos que estão na saída do chuveiro (as fases), e dê uma leve puxada com um alicate. Se os fios lá na caixinha do chuveiro se mexerem está confirmado que este é o circuito do equipamento. Para abrir espaço para a nova fiação puxe completamente um dos fios desde o banheiro até sair no quadro de disjuntores deixando o outro fio no lugar para servir de guia, para puxar com ele o novo cabeamento; 

5 – Posicione o rolo de fio no chão debaixo do chuveiro e sem retirar a embalagem plástica faça um furo no centro do rolo com as mãos, ache a ponta do rolo, junte-a com à ponta do fio antigo que foi retirado e vá puxando os dois juntos ao longo do comprimento do fio velho até chegar ao final dele, desta forma você terá retirado do rolo exatamente o comprimento necessário para ir do banheiro até ao quadro de disjuntores usando a medida do fio velho. Em seguida junte as pontas da fiação nova que foi tirada do rolo, dobre a fiação e a amarre no segundo fio velho do chuveiro que foi deixado no eletroduto firmemente, conforme ensinado no vídeo desta página;

6 – Tenha certeza de que a amarração está segura, antes de começar a puxar faça testes para certificar-se de que a junção não se soltará enquando estiver sendo tracionada;

7 – Para facilitar a vinda dos cabos para dentro do eletroduto passe o lubrificante (que está na lista de materiais) na nova fiação à medida em que vai puxando-a com o fio antigo do chuveiro. Se os cabos não estiverem vindo de boa, não force, senão irão arrebentar. Volte-os para trás, veja se não há algo atrapalhando, passe mais lubrificante e volte a puxar novamente. Às vezes a junção que se torna volumosa por causa da amarração com a fita isolante precisa ser empurrada ao mesmo tempo em que é puxada para poder adentrar o eletroduto.

Proceda dessa forma até atingir o quadro de disjuntores puxando o fio velho ao mesmo tempo em  que lubrifica a fiação nova, trazendo tudo sem forçar até chegar ao quadro de disjuntores. 

Quando alcançar o quadro troque os disjuntores antigos pelos novos e ligue neles o novo cabeamento.

Ligue os fios do chuveiro na nova fiação utilizando um conector cerâmico como este da imagem abaixo:

Nunca faça força para puxar os cabos. Se após tentar repetidas vezes com o lubrificante ainda encontrar resistência para puxá-los, desista. Certamente o eletroduto não comporta a entrada dos cabos por já ter fios demais e você será forçado a fazer a instalação do novo circuito externamente com canaletas ou eletrodutos, como visto na imagem logo abaixo.

Instalação elétrica construída com eletrodutos aparentes. Para prosseguir de um cômodo a outro em direção ao quadro de força, será preciso contornar ou furar as paredes

E em se tratando de casa térrea a distribuição elétrica do chuveiro poderá passar pelo forro do telhado. O processo para localizar a fiação do chuveiro é o mesmo, porém será necessário entrar no forro para ter acesso à distribuição elétrica do imóvel.

Tenha muito cuidado ao subir e andar em forros, é um local perigoso devido ao fato de muitos imóveis não terem laje sob o telhado mas tão somente estuque ou gesso que são frágeis e não se pode jamais pisar neles, deve-se caminhar dentro do forro sobre as vigas de madeira.

Distribuição elétrica em forros de casas térreas

Relação dos materiais necessários:

01 rolo de cabo 06 mm

01 disjuntor bipolar de 40 amperes

01 rolo de fita isolante

01 conector cerâmico para chuveiro

01 lubrificante 3M para fios 

01 chave de fenda comum

01 chave de fenda phillips

01 alicate universal

01 alicate de corte para desencapar os fios

Disponha também de uma escada de abrir tipo cavalete para alcançar as luminárias ou subir no forro.

Em tetos rebaixados de gesso tanto nos cômodos quanto no banheiro, as caixas de passagens geralmente estarão inacessíveis, será necessário retirar várias luminárias até se visualizar a caixa no teto original, e após encontrá-la, recortar o gesso sob ela para poder manusear a fiação conforme este vídeo.

Se no lugar de puxar a fiação ou colocar canaletas você preferir a eletrofita, pegue uma trena e meça a distância do quadro de força até o local desejado comprando por precaução 5 metros a mais do que medir. A eletrofita para este tipo de circuito será a de 40 amperes com três pistas se for usar fio terra, ou com duas se não.

Veja o vídeo ensinando a instalar a eletrofita.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 17 voto(s) - Média: 5/5