Disjuntor geral desarmando

Isto pode ser um sinal de sobrecarga na instalação elétrica, ou o disjuntor precisa ser trocado.

Sobrecarga em uma instalação elétrica refere-se à colocação de aparelhos, máquinas e iluminação para além da capacidade para a qual a instalação foi projetada para suportar.

Imagem que ilustra uma situação de sobrecarga

Se você está utilizando muitos adaptadores de tomada (benjamim) ou extensões, eles podem ser os causadores do problema.

Se isto não existe, mas se você comprou um chuveiro, ar condicionado, secadora de roupas ou forno de alta potência elétrica, também podem ser estes os motivadores da questão, e em ambos os casos você terá que chamar um eletricista para adequar a instalação elétrica de forma a suportar os novos equipamentos.

Eletrodomésticos de elevado consumo de energia como chuveiros, aquecedores, freezers, máquinas de secar roupas e ar condicionado, exigem circuitos e disjuntores exclusivos para eles.

Se não é nada disso, passamos a ter então uma avaria na instalação elétrica que poderá se dar na fiação, no disjuntor geral ou em algum outro disjuntor de circuito danificado.

Eventualmente sendo o disjuntor geral do tipo DR (imagem abaixo) a situação complica, porque este modelo de disjuntor tem como função principal detectar a fuga de energia na instalação elétrica, e se isto estiver de fato acontecendo somente um eletricista profissional solucionará o problema.

Disjuntor geral tipo DR

Tipos de disjuntor geral comum

Disjuntor de tomadas ou iluminação

Também este tipo de falha pode ter como causador algum parafuso frouxo nos disjuntores, portanto reaperte tudo quanto for parafuso existente não só nestes componentes, mas todos os que houverem nas conexões elétricas do quadro de disjuntores.

Não esqueça de sempre desligar o disjuntor geral ao intervir na instalação elétrica. E se for preciso trocar o disjuntor geral, para mexer nele primeiramente desligue os disjuntores do relógio de luz lá fora – imagens abaixo:

Medidor de luz em casas

Se você está em um edificação, procure o zelador, o síndico ou o porteiro e peça que desliguem os disjuntores do seu imóvel no centro de medição de energia elétrica do prédio.

Conjunto de medição de energia elétrica em edifícios

Os relógios de luz e disjuntores primários das unidades podem ainda ser encontrados nos amários embutidos nos corredores externos dos apartamentos, para saber aonde estão no seu prédio, informe-se com o porteiro.

Armário dos disjuntores externos de apartamentos em prédio

Se não havia nada de anormal, tente a troca do disjuntor, mas sempre compre outro disjuntor da mesma capacidade do atual, ou seja, da mesma corrente elétrica.

A capacidade de corrente está escrita na frente do disjuntor em um número acompanhado da letra C.

Esteja ciente do perigo representado pela troca de um disjuntor que está desarmando por outro de maior capacidade. O disjuntor é o elemento de proteção da instalação elétrica, foi inserido mediante um projeto, não está aí por acaso, e somente deverá ter sua curva de desarme alterada por uma pessoa que tenha formação escolar em eletricidade após analisar a situação da instalação elétrica.

Os “empreiteiros” – reformadores de imóveis que são ao mesmo tempo pedreiro, encanador, eletricista e pintor, os conhecidos faz-tudo, realmente fazem de tudo, porém o desconhecimento técnico destas pessoas poderá lhe trazer gastos, aborrecimentos e até mesmo risco de vida no futuro.

Se as orientações acima não deram certo, o problema exigirá conhecimentos aprofundados para serem solucionados. Chame um eletricista de sua confiança.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 5/5