Sons no quadro de disjuntores indicam anormalidades na instalação elétrica do imóvel que devem ser investigadas urgentemente, pois a eletricidade, assim como um bom mineiro, trabalha em silêncio.
Normalmente disjuntores que apresentam comportamento fora do comum como zumbidos são os de chuveiros devido à alta corrente que circula nestes equipamentos, e quando trazem esta peculiaridade é porque algo está errado na fiação, emendas, conexões ou até mesmo no próprio disjuntor que poderá estar vibrando devido a uma sobrecarga.
Num caso como este primeiramente precisamos identificar de onde vem o barulho dentro do quadro de disjuntores, e para tanto desligaremos todos os disjuntores deixando somente o geral ligado, e em seguida passaremos a religar um por um até encontrar o elemento que está produzindo ruído.
Uma vez achado o disjuntor barulhento, deve-se deixar o disjuntor geral desligado e proceder à verificação do barramento de distribuição de fases – imagens abaixo:
Barramento de cobre exposto
Jumps com fios
Barramento tipo pente
Tipos de barramentos de distribuição das fases. Muitas vezes encontramos este componente frouxo ou mal colocado nos conectores dos disjuntores (bornes)
Os trabalhadores às vezes esquecem de apertar ou até mesmo de introduzir corretamente os terminais dos barramentos nos disjuntores, o que pode acarretar irregularidades no funcionamento destes dispositivos. Não havendo barramento, mas jumps, ou seja, fios alimentando a distribuição elétrica nos disjuntores, estes também devem ser inspecionados.
Neste quadro da imagem acima, ao abri-lo nem precisei procurar muito pela causa do barulho, logo vi (marcado no círculo) o jump e o disjuntor queimados
Não encontrando nada de errado no barramento, confira o aperto dos conectores de fios nos disjuntores (bornes) ao mesmo tempo em que dê leves puxões nos fios para certificar-se de que estão firmemente presos em seus lugares.
Feito os exames no quadro de disjuntores e nada achando, passe agora à análise do circuito do disjuntor que está zunindo, verificando possíveis emendas mal feitas ou conexões soltas, e se o circuito comandado pelo disjuntor for de chuveiro, verifique também o aperto dos parafusos do conector cerâmico (se houver) na emenda do chuveiro dentro do banheiro.
Conector cerâmico de chuveiro
Realizados todos estes procedimentos e constatando-se que tudo está correto, resta então a troca do disjuntor por outro novo, visto que provavelmente o elemento está defeituoso e o barulho está sendo causado por ele mesmo.
Se a troca não resolver o problema e o barulho permanecer, então o circuito controlado pelo disjuntor está sobrecarregado e um eletricista profissional deverá ser contratado para fazer as correções necessárias no imóvel, já que a sobrecarga numa instalação elétrica representa risco de incêndio por curto-circuito.
Compartilhe
Deixe a sua avaliação