Chuveiro não funciona

Primeiramente desligue e religue todos os disjuntores do quadro de força elétrica do imóvel.

Quadro de disjuntores da instalação elétrica

Se o chuveiro não funciona ainda, desligue agora o disjuntor geral – este disjuntor é o maior que houver no quadro.

Disjuntor geral tipo DR

Disjuntor geral comum

Desenrosque a parte por onde sai a água no chuveiro e observe a resistência.

 

 

Se ela estiver rompida, retire-a, compre uma nova e faça a troca. 

Para saber como trocar a resistência de outros tipos de chuveiros, clique aqui.

Se a resistência está ok, observe então a emenda da fiação do chuveiro lá na parede. Se ela estiver queimada, escurecida, e principalmente se estiver carbonizada, a eletricidade não conseguirá passar pela emenda e este será o motivo do chuveiro não funcionar.

Portanto, corte os fios queimados e refaça a emenda colocando um conector de fios para chuveiro – imagem abaixo:

Conector de fio de chuveiro

Por fim o defeito pode se dar ainda por algum disjuntor estragado ou rompimento na própria fiação que conduz as fases, podendo ser desde os cabos que veem de fora para dentro do imóvel até os próprios fios vindos do quadro de disjuntores ao chuveiro, ou também quando o circuito do chuveiro participa da distribuição elétrica do imóvel (gambiarra muito comum), acontecendo então a carbonização e a desconexão da emenda feita junto à fiação da distribuição elétrica – veja este vídeo.

Se a resistência e a emenda estão normais o defeito pode residir então em algum disjuntor estragado conforme o vídeo no início desta página, falha nos cabos que veem de fora para dentro do imóvel – padrão do relógio de luz em casa térrea ou centro de medição de prédio em apartamento, ou até mesmo os próprios fios vindos do quadro de disjuntores ao chuveiro podem estar queimados em algum ponto do trajeto.

Disjuntor de chuveiro com o conector queimado, tipo de problema que impede a passagem da energia elétrica

Existe também a possibilidade do circuito do chuveiro estar emendado à distribuição elétrica do imóvel (gambiarra muito comum) acontecendo então a carbonização da conexão feita junto à estrutura elétrica da construção.

Ponto da distribuição elétrica em imóveis, também chamado de caixa de passagem. Estes locais normalmente encobertos pelas luminárias são os trechos por onde transitam e se entrelaçam os fios de fases, neutro, terra e retorno de interruptores. Os gambiarreiros aproveitam então o fácil acesso às fases fornecedoras da tensão de 220 para puxarem a partir daí a energia para o chuveiro

Equipamentos como chuveiros exigem circuito feito com cabos adequados à sua potência elétrica partindo diretamente do quadro de disjuntores, e com disjuntores exclusivos para estes.

Para saber como se executa corretamente o circuito de um chuveiro veja como puxar ou trocar a fiação de chuveiro.

Eventualmente pode estar havendo falta de corrente elétrica no imóvel devido a uma falha na rede da concessionária, quando apesar de se ter 220 volts no circuito do equipamento constatados em um teste com um multímetro, o chuveiro não funciona.

Faça o teste de tensão utilizando um multímetro com o chuveiro ligado (saindo água), e se a leitura de 220 volts desaparecer estará confirmada a falta de corrente e então deve-se acionar a concessionária de energia para o devido reparo na entrada de força da residência.

Temos ainda a possibilidade de falta de pressão de água no chuveiro devido a defeito na torneira (registro) do chuveiro. Assista a um exemplo neste vídeo .

Existindo isso a resistência do equipamento não será acionada já que ela depende de um mínimo de pressão para entrar em operação.

Se o problema não estiver sendo causado pelo registro como no vídeo do link acima, então estará relacionado a falta de pressão no encanamento e você terá que instalar um pressurizador no chuveiro ou trocar por um equipamento novo turbinado – imagens abaixo:

Pressurizador de chuveiro

 

 

Chuveiro turbo

Como podemos perceber as variáveis são muitas, e se esta ajuda não resolveu o seu problema você terá que contratar um eletricista profissional.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 5/5