Chuveiro não esquenta

Atenção: não prestamos nenhum tipo de ajuda via telefone ou WhatsApp, apenas fornecemos informações NESTA PÁGINA, todos os nossos serviços são cobrados 

Nada melhor depois de um dia de trabalho árduo do que uma ducha quente, demorada. A gente sai do banho se sentindo limpo, relaxado e calmo, e além do mais facilita e muito a chegada do sono ao dormir se estivermos cansados ou se já é tarde da noite.

Por outro lado abrir o chuveiro e se deparar com a água caindo fria, ainda mais num dia gelado de inverno, é decepcionante e frustrante. 

A princípio este fato ocorre devido a insuficiência de corrente elétrica no imóvel, porém o mal funcionamento do equipamento tem grande chance de ter ainda como causa algum defeito na resistência, na emenda dos fios do chuveiro, nos disjuntores do chuveiro no quadro de força e por fim o próprio aparelho que pode estar defeituoso, mesmo que seja novo.

Esta anomalia pode se dar também no disjuntor do relógio de luz que poderá estar estragado, nas conexões dos cabos de força no relógio de luz (mal contato ou falha no próprio relógio) e por fim na ligação com a rede pública de energia (subtensão, ou seja, pouca força elétrica no imóvel por escassez de corrente elétrica).

Portanto sendo o problema chuveiro esquentando pouco a água examine a resistência e verifique a emenda ou reaperte os parafusos do conector, e não resolvendo, inspecione os disjuntores e faça o reaperto destes também. Se o problema persiste resta então a ocorrência de subtensão (falta de corrente no imóvel) e a concessionária de eletricidade deverá ser chamada para solucionar o defeito.

Tecnicamente, antes de se sair reapertando tudo ou ligar para a concessionária deve-se medir com um multímetro a tensão e a corrente elétrica nos fios do chuveiro com o equipamento ligado (saindo água).

Na carcaça de todo aparelho há a informação de sua corrente e tensão de operação, e se a leitura for inferior à que o equipamento pede ou mesmo apresentar leitura zero, deveremos então aí sim detectar aonde se encontra o problema que envolverá exames desde os fios e disjuntores dentro do imóvel até chegar ao relógio de luz em busca de um mal contato ou falha em algum componente – disjuntores e medidores também estragam impedindo a passagem da corrente – e por fim a verificação da entrada da rede pública de energia no poste do padrão dentro do imóvel ou centro de medição de energia do prédio.

 

Teste de corrente elétrica direta no fio usando um alicate amperímetro

Se a falha tiver origem na rede, ou seja, se houver leitura zerada com o chuveiro ligado ou abaixo da exigida a concessionária de energia pública deverá ser acionada para efetuar a correção, jamais coloque escada e suba em postes da rede ou mexa no centro de medição, a alta tensão nos postes pode chegar a até 23.000 volts mortais, e o centro de medição do prédio é um local extremamente perigoso!

Também um dos possíveis fatores causadores de temperatura insatisfatória do chuveiro está na ligação do equipamento à tensão de 110 volts.

Todos sabemos informalmente que o chuveiro é ligado via de regra em 220 – mas existem chuveiros para serem ligados em 110, ainda são fabricados e vendidos devido ao fato de que muitas construções e até mesmo cidades inteiras mantêm a parte elétrica em 110, não havendo 220 – de forma que eventualmente poderemos encontrar instalações elétricas em imóveis antigos nos quais a fiação para o chuveiro foi preparada e se encontra na tensão de 110, e quando a resistência queima a pessoa automaticamente compra uma nova de 220 e coloca, e então o chuveiro não conseguirá esquentar adequadamente a água.

  

Chuveiro Tradição da Lorenzetti em plástico cromado na tensão de 220 ou 110 volts, modelo retrô à venda nas lojas que remete à época em que este tipo de equipamento era fabricado em aço e exclusivamente na tensão de 110

Alheio a estas coisas poderemos ter ainda como origem do distúrbio a ação de gambiarreiros profissionais, os conhecidos faz-tudo, que muitas vezes ligam os chuveiros nas fases da distribuição elétrica da casa, o que é proibido e perigoso.

Equipamentos como o chuveiro exigem fiação exclusiva e correta originando-se diretamente do quadro de disjuntores e com disjuntores à parte para o equipamento (veja como puxar fiação para chuveiro) e se ele for ligado às fases da distribuição das tomadas ou iluminação estará dividindo a energia com estes setores e portanto recebendo pouca força elétrica para si e consequentemente não conseguindo cumprir totalmente com a função de aquecer a água.

Há ainda que se observar a seção do fio do chuveiro (bitola, grossura) deve-se colocar fiação condizente com a potência do equipamento, pois se o fio for fino para este, fora da bitola requerida, poderá ocorrer perda da potência de aquecimento pela transformação da energia em calor na fiação em vez de aquecer a resistência do chuveiro.

Finalmente se a vazão no encanamento é alta, se sai um jato de água muito forte no chuveiro, o equipamento não conseguirá nunca esquentar a água o suficiente e ainda poderá estragar ao longo do tempo pela excessiva pressão, culminando em vazamentos.

Deste modo se a pressão está muito forte você vai precisar colocar no cano do chuveiro o dispositivo de redução de pressão mostrado na imagem abaixo.

  

Entretanto deve-se observar ainda o registro do banheiro, em alguns casos basta fechá-lo um pouco que a pressão diminui e o chuveiro esquenta melhor.

Se estas sugestões não te ajudaram a acabar com o problema você vai precisar da visita de um profissional formado.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 5/5