O que é um circuito elétrico

A teoria de circuitos elétricos nos introduz a lógica de uma linha que forma um caminho fechado para a corrente elétrica.

E este caminho somente se fecha quando é conectado a ele um componente elétrico, também chamado de carga ou resistência elétrica, de modo que a carga ou resistência inserida no circuito representa uma oposição à passagem da eletricidade.

Como um dos lados do circuito fica positivo em relação ao outro, que se torna negativo (com falta de elétrons, por causa da resistência que estes encontram para passar em direção ao outro lado), é criada uma diferença de potencial e a corrente elétrica pode transitar de um ponto a outro sem problemas.

Em contrapartida, se os dois lados da linha (fios) se encontrarem – fecharem o circuito, sem que haja algum tipo de resistividade interposta entre os seus terminais, acontece não o fechamento do circuito, mas o encurtamento do circuito, por isso o termo curto-circuito.

Na prática o que se vê é a perigosa explosão da alta corrente elétrica na massa (material condutor) com os elétrons de mesmo potencial chocando-se, e a magnitude desta explosão e geração de calor estará relacionada às dimensões da massa condutora de eletricidade, ou em outras palavras, grossura dos cabos elétricos. 

Em uma instalação elétrica o curto-circuito é gestado por um sobrecarregamento desta com equipamentos para além da capacidade para a qual foi construída para operar, com o aquecimento anormal da fiação e deterioração do isolamento dos condutores (derretimento e carbonização ao longo do tempo) provocando por fim o encontro dos fios nús uns com os outros (curto-circuito), e consequentemente o rompimento dos cabos e a falta de luz no imóvel inteiro ou em parte dele.

Conta de luz que mês a mês vem aumentando de valor e desligamento rotineiro de disjuntores podem ser um indicativo de que a fiação está trabalhando quente, transformando energia em calor e que um curto-circuito está a caminho.

Diante destes avisos (conta de luz alta ou disjuntor caindo sem explicação) deve-se tomar as devidas providências para a adequação da instalação elétrica de forma a suportar os equipamentos nela inseridos, ou a retirada dos objetos adicionais que foram colocados recentemente nas tomadas ou pontos de iluminação.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 4.9/5