A ocorrência de choques ao se manusear máquinas ou eletrodomésticos é uma situação perigosa, e muitíssimo agravada se a pessoa tocar em algo energizado estando em contato direto com a água, descalça em piso molhado ou mesmo se o seu calçado estiver úmido.
Em um cenário como este – contato com a energia junto à água – se não houver o desligamento imediato da eletricidade acontecerá o falecimento da vítima por parada cardíaca, devido à contração muscular promovida pela passagem da corrente elétrica pelo seu corpo.
Apesar da baixa tensão que pode ser a de 110 ou 220 volts, a passagem da corrente elétrica pelo corpo do indivíduo em direção à terra estará sobremaneira favorecida pela água, e aterrorizadamente estando querendo se soltar, a eletricidade impede seus movimentos e até mesmo que consiga falar, quanto mais gritar por socorro.
Já a alguns anos foi implantado no Brasil um disjuntor específico denominado por DR (Dispositivo Residual) e este elemento que atualmente é obrigatório nas construções novas desliga toda a instalação elétrica se uma pessoa tocar em algo energizado.
Disjuntor DR
Sob este aspecto é de extrema importância que todo imóvel possua este disjuntor no quadro de força, e que todos os equipamentos elétricos estejam aterrados, devendo terem seus fios de terra conectados ao aterramento da instalação elétrica do lugar.
Se o aparelho que está dando choque não tem o pino terra no plugue do cabo (imagem abaixo), você poderá colocar no equipamento um fio de 1,5 milímetros amarrando-o em algum parafuso existente em sua parte metálica, e em seguida emendando este fio ao terra da instalação elétrica da construção (que é um fio de cor verde), e você localizará este fio em meio à fiação ao retirar uma tomada do lugar.
Atenção: sempre desligue o disjuntor geral antes de mexer na instalação elétrica.
Plugue de 03 pinos, sendo que o pino do meio é o pino terra
Fio terra (verde) na distribuição elétrica de imóvel
Fio terra ligado na carcaça de objeto elétrico
Se o imóvel é casa térrea e não há este fio, ou seja, não existe aterramento, fato comum em construções antigas, você poderá fincar uma barra de cobre no solo lá fora e ligar o fio terra nela.
Haste de aterramento encontrada em depósitos de material de construção
Para a saída do fio terra de dentro do imóvel até à barra, utilize um cabo de no mínimo 6 milímetros. Já na parte de dentro do imóvel use fios de 2,5 mm na distribuição.
Pode-se ligar no cabo conectado à barra quantos fios terra que se quiser, sem restrições; não importando a quantidade.
No caso de edifícios sem fio terra na instalação de energia, você terá que comprar um transformador isolador, ligar a ele o plugue de alimentação elétrica do equipamento que está dando choque e em seguida ligar o transformador à tomada de força, dispensando o fio terra.
Este transformador tem a mesma tensão de entrada e de saída (110 ou 220 volts), sua única função é a de isolar a corrente elétrica.
Transformador isolador. A tensão de entrada e de saída deste aparelho é a mesma (110V), seu objetivo é isolar a corrente elétrica, ou seja, não transforma 110 p/ 220
Existe um sistema de aterramento não muito confiável, chamado de TNC-S, mas que é homologado pela NBR, e que pode ser feito no próprio quadro de disjuntores utilizando-se o cabo de neutro.
Nunca toque em uma pessoa que está tomando choque na intenção de tentar salvá-la, procure pelo disjuntor geral do imóvel e o desligue, ou pegue um alicate de cabo emborrachado e corte o fio em que ela está agarrada (corte um fio de cada vez se for mais de um, sem pegar no fio, é claro).
Somente tente cortar a fiação se você estiver calçado com um sapato de solado grosso de borracha e seco, mesmo que o chão esteja molhado, e se tiver certeza que a energia é 110 ou 220 volts. Se não souber, não se arrisque, ligue para os bombeiros e siga as suas orientações.
Existem outros procedimentos para a remoção de uma vítima atracada a algo energizado, entretanto estes meios requerem treinamento e ferramentas ainda que improvisadas (tipo madeira que esteja inteiramente seca para empurrar a pessoa), e usá-los inadvertidamente sem estar atento às circunstâncias em um momento de desespero, somente somará mais vítimas.
Um pedaço de madeira, por exemplo, só pode ser considerado isolante até a uma determinada força elétrica, e se a força for grande (alta tensão, como a encontrada nos postes das ruas, que pode chegar a até 23.000 volts) ele pode se tornar um condutor de eletricidade.
Tensões como as encontradas nas redes aéreas e nos cabos enterrados nas ruas e ainda nas cabines primárias auto-transformadoras de fábricas e indústrias, podem matar instantaneamente quem lhe tocar.
Repito: O ideal e correto é cortar a fonte de eletricidade em baixas tensões.
Em altas tensões compete à empresa fornecedora de energia o desligamento da rede do local do acidente.
Estas instruções também se aplicam à chuveiros que estão dando choque na torneira, mas há uma alternativa simples e que elimina o problema nos chuveiros: basta envolver a torneira com fita isolante ou trocá-la por uma de plástico.
Mas relaxe, o choque fornecido pela torneira do chuveiro somente assusta, pois é de baixíssima corrente elétrica, não representando risco de vida.
Compartilhe
Deixe a sua avaliação