Ligação provisória: o que é e como pedir

A ligação provisória trata-se de um pedido feito por escrito à empresa fornecedora de energia elétrica para que ela disponibilize cabos elétricos da rede em local em que estes não existem, ou se já estão lá, que os mesmos sejam conectados a uma instalação elétrica de um evento com data para começar e acabar.

Também este tipo de ligação pode ser requerido para dar suporte a uma obra de construção ou reforma de grande porte em um imóvel, no qual até o padrão do relógio de luz será reconstruído. O valor da ligação é pago adiantado no momento em que o pedido é aceito, e o seu cálculo está no fim desta página.

O período máximo para ligação sem medição é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais dois períodos de 30 dias.

Como fazer o pedido:

A solicitação será feita na rede de atendimento (agências) da empresa fornecedora de energia da sua cidade. Você deverá relacionar a carga que será usada (lâmpadas, som, freezer, etc.) ou informar a capacidade de corrente (amperes) do disjuntor necessário à ligação – imagem abaixo:

A corrente máxima de um disjuntor (amperagem) estará marcada em um número acompanhado da letra C em seu corpo

Será preciso apresentar o seu CPF, comprovante de endereço, objetivo, data e horário desejado da ligação e desligamento. Para facilitar, você pode passar em uma das agências, dizer o que pretende ligar, pegar um formulário e preencher em casa. 

Agência de atendimento ao cliente de empresa de energia elétrica. Existem várias espalhadas em todas as regiões das cidades, e na sua própria conta de luz está o endereço de uma mais próxima de você

O pedido de ligação monofásica e bifásica, com carga inferior a 15.000 watts ou disjuntor de entrada de energia declarado de 60 amperes, deverão ser solicitados com 02 (dois) dias de antecedência.

O pedido de ligação trifásica deverá ser feito com 15 (quinze) dias de antecedência, tempo necessário para a empresa verificar se as características da rede do local são compatíveis com o tipo de ligação e carga solicitada.

Caso a rede não seja compatível ou não suporte a carga (quantidade de lâmpadas, potência das caixas de som, freezers, etc.) ou ainda não exista rede no local, será necessária obra de extensão ou reforço da rede, e todos os custos serão de sua responsabilidade.

Em outras palavras, você terá que construir dentro da sua propriedade (ou de terceiros, mediante permissão destes) toda a estrutura de condução de eletricidade, ou seja, instalar postes e cabos elétricos de acordo com as especificações técnicas da concessionária até às proximidades de onde se encontrar a rede pública de energia da região.

Postes “puxando” rede elétrica dentro de terreno particular

Estando tudo certo, a ligação será efetivada com a apresentação do comprovante de pagamento que deverá estar em suas mãos. 

Todo o material necessário para fazer a ligação são de sua responsabilidade, assim como a montagem; os funcionários da empresa somente fazem a ligação, portanto tenha tudo pronto e em ordem antes de solicitar a vinda da equipe.

No próprio formulário que você pegará na agência estará especificado qual kit é necessário diante do que você pretende alimentar eletricamente.

O cálculo do pagamento da ligação será feito por estimativa, considerando o objetivo (ramo de atividade), a capacidade de potência disponibilizada pelo disjuntor e o período de utilização, pela seguinte fórmula: kWh x FES x número de dias dividido por 30

Sendo kWh (Kilo Watt hora) igual ao consumo de energia elétrica de todos os equipamentos que serão ligados no local, de acordo com a capacidade do disjuntor, e FES o fator de estimativa de utilização de energia elétrica por ramo de atividade.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 5/5