Iluminação fraca, piscando ou queimando

Este defeito pode ter como causa uma alteração na tensão que alimenta o circuito das lâmpadas atingidas por uma interrupção do neutro, mal contato das fases, falha no aterramento do cabo neutro na entrada de força do imóvel – padrão do relógio de luz ou centro de medição do prédio, e ainda o compartilhamento indevido entre circuitos.

 Caixa de aço que abriga o relógio de luz em casas térreas

 

Centro de medição de energia elétrica onde fica o relógio de luz em prédios

Nesta situação  – mal contato ou rompimento do fio neutro – onde se deveria ter a tensão de 110 volts encontramos a de 220 momentaneamente ou em definitivo quando a coisa piora.

O que está acontecendo pode se dar por mal contato ou desconexão do cabo de neutro com a rede da empresa de energia elétrica, falha na ligação com a barra de aterramento na entrada de eletricidade do móvel, e ainda algum mal contato do neutro ou das fases que poderá se dar até mesmo na conexão com o relógio de luz, além de parafusos de disjuntores frouxos ou barramento mal colocado, e então poderemos ter as seguintes situações:

– Quando o defeito é intermitente, como no caso em que um momento a tensão é de 220 e em outro 110, a falha poderá se encontrar no aterramento do cabo neutro no padrão de energia ou em uma má conexão na distribuição deste cabo;

 – Quando a instalação inteira se transforma em 220, o cabo de neutro estará rompido ou com mal contato na ligação com a rede da concessionária;

– Quando se tem a subtensão – tensão elétrica abaixo da nominal, havendo a existência de 100 volts ou menos em um circuito de 110, a falha estará em um mal contato em um dos cabos de fase;

– Quando a força da iluminação cai (enfraquece) ao se ligar o chuveiro ou algum outro equipamento de 220 volts, há uma gambiarra compartilhando os fios destes aparelhos com as lâmpadas;

– Por fim quando a iluminação está piscando e a leitura com uma fase dá 220 e com a outra fase dá menos de 50 ou mesmo zero volt, há um mal contato do cabo neutro ou do cabo de fase em algum ponto desde o quadro de disjuntores até o relógio de luz (poste do padrão de energia ou centro de medição do prédio) – veja este vídeo.

Cabos de eletricidade do padrão ligados à rede pública de energia. Quando a parte elétrica do imóvel sofre uma variação na tensão, é comum que o cabo do neutro (no caso o fio do meio) esteja muito carbonizado ou até mesmo solto neste lugar

Entrada de força e distribuição elétrica de um imóvel, onde vemos o eletrodo de aterramento (barra de terra) enterrado logo abaixo do relógio de luz. O cabo de neutro está conectado neste aterramento, e um mal contato na junção também ocasiona o defeito

Friso ainda que a parte elétrica da instalação pode conter serviços executados por trabalhador não capacitado, e dentre as coisas normalmente feitas erradas temos o fio neutro passando pelo interruptor, quando é necessário que seja a fase; superlotação de cabos nos eletrodutos gerando forte campo eletromagnético e energizando os retornos dos interruptores por indução, e a utilização da mesma fase entre a iluminação e as tomadas causando queda de energia nas lâmpadas e a queima constante destas.

E se houver uma fuga de energia ou falha no fio terra em uma instalação que não possui o disjuntor DR para desligar os circuitos acusando a incorreção, as lâmpadas eletrônicas e as de LED têm a sua vida útil encurtada.

Disjuntor DR

Por fim tal comportamento da iluminação quando se tratar de algo isolado, como uma única ou duas luminárias manifestando mal funcionamento, lógicamente é a própria peça que está defeituosa, devendo-se providenciar a sua troca.

Além do mais a instalação elétrica do imóvel pode estar precisando ser reformada, por ser antiga e deteriorada pelo uso ou por ter muitas gambiarras.

Os reformadores de imóveis que são ao mesmo tempo pedreiro, encanador, eletricista e pintor, infelizmente trabalham sem o devido conhecimento técnico, possuem tão somente prática, e mais tarde os seus préstimos poderão lhe trazer gastos e aborrecimentos.

Será necessário contratar um eletricista qualificado e experiente para fazer as devidas correções na instalação elétrica do imóvel.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 24 voto(s) - Média: 4.7/5