Possivelmente existe um curto-circuito na instalação elétrica (no setor das luzes ou tomadas) ou em algum aparelho ou máquina ligado às tomadas de força.
Entretanto, se o disjuntor geral for do tipo DR (imagem abaixo), a situação complica, porque este modelo de disjuntor tem como função principal detectar a fuga de energia na instalação elétrica, e se isto estiver de fato acontecendo somente um eletricista profissional dará conta do recado.
Mas antes de chamar um eletricista vale a pena tentar, portanto desligue todos os disjuntores do quadro de força e religue somente o disjuntor geral.
Disjuntor geral tipo DR
Tipos de disjuntor geral comum
Em seguida vá religando pausadamente um por um – um por vez, os disjuntores dos circuitos de luzes e tomadas, até encontrar o que provocará o desarme do disjuntor geral.
Disjuntor de tomadas ou iluminação
Deixe o disjuntor que provocou o desarme do disjuntor geral desligado, religue novamente o geral e continue acionando os disjuntores restantes, se ocorrer novamente a queda do disjuntor geral ao ligar algum outro disjuntor, deixe este novo disjuntor também desligado, ligue de novo o geral e assim prossiga até ligar todos os disjuntores do quadro, e logo após religar tudo, procure na casa por luminárias que não acendem ou aparelhos que não ligam.
No caso de equipamentos eletroeletrônicos, ao encontrar o objeto sem energia elétrica retire-o da tomada e tente religar o disjuntor ou disjuntores que permaneceram desligados no quadro.
Se deu certo, o objeto que foi removido está defeituoso.
Em se tratando de eletrodomésticos antigos ou mesmo de baixo valor, nem procure pelo conserto, não vale a pena, jogue fora e compre outro novo.
No entanto se o objeto tiver cunho sentimental ou se tratar de uma relíquia valiosa, mande reparar, é claro.
No caso de cômodos com luminárias que ficaram sem funcionar, remova a lâmpada e tente ligar o disjuntor que ficou desarmado, e se o problema persistir, passe agora à remoção da luminária efetuando o corte dos fios que saem do buraco no teto e se ligam a ela. Deixe os fios no teto longe um do outro e retorne ao disjuntor.
Se os disjuntores religaram, compre uma luminária nova e efetue a troca. Luminária simples você pode comprar com a fiação já pronta, ou de outros modelos pedir ao funcionário da loja para preparar a peça para ligação à energia, depois basta ligar os dois fios dela nos fios que você cortou da antiga lá no teto.
Atenção: sempre desligue o disjuntor geral antes de mexer na instalação elétrica.
Se os procedimentos aqui descritos deram em nada, você vai precisar da ajuda de um eletricista qualificado.
Compartilhe