Disjuntor das luzes ou tomadas desarmando

Isto pode ser um sinal de sobrecarga na instalação elétrica, ou o próprio disjuntor precisa ser trocado por estar desgastado pelo uso, ou seja, fadigado

Sobrecarga em termos de instalação elétrica refere-se à colocação de aparelhos, máquinas ou iluminação para além da capacidade para a qual o sistema foi projetado.

Imagem ilustrativa de uma situação de sobrecarga

Se você está utilizando muitos adaptadores de tomada ou extensões, eles podem ser a causa do problema.

Se não é isso, considere então se você instalou na casa um chuveiro novo, ar condicionado, secadora de roupas, forno elétrico grande ou iluminação extra, que representam uma sobrecarga em uma parte elétrica não preparada para recebê-los, e se for este o seu caso você terá que chamar um eletricista para adequar a sua instalação elétrica de forma a suportar os novos equipamentos.

Eletrodomésticos de alta potência como chuveiros, aquecedores, máquinas de secar, ar condicionado e outros, exigem circuitos elétricos e disjuntores exclusivos para eles.

Circuito exclusivo para chuveiro partindo diretamente do quadro de disjuntores

Se não tem nada disso, existe então um defeito na instalação elétrica que poderá ser na fiação, no disjuntor geral ou em algum outro disjuntor de circuito elétrico.

Disjuntor de tomadas ou iluminação

Esta anomalia também pode estar relacionada a algum parafuso frouxo nos disjuntores, portanto faça a verificação de todos os que houverem nas conexões elétricas do quadro de força.

Não esqueça de sempre desligar o disjuntor geral ao mexer na instalação elétrica. E se for necessário trocar o próprio disjuntor geral, para trabalhar nele primeiramente desligue os disjuntores do relógio de luz lá fora imagens abaixo:

Local onde se encontram os disjuntores do relógio de luz em casas térreas

Se você está em um edifício, procure o porteiro e peça para ir ao centro de medição de energia elétrica do prédio, e após localizar os disjuntores primários da sua unidade, desligue-os.

Compartimento dos medidores e disjuntores primários em prédios

Atualmente os relógios de luz e disjuntores primários encontram-se nos amários que acomodam os sistemas de energia elétrica localizados na parte externa dos apartamentos, informe-se na portaria sobre onde fica o centro de medição de energia no seu prédio. 

Centro de energia elétrica (shaft) em corredor de edifício

Se não tinha nada frouxo, tente a troca do disjuntor que está desligando, mas atenção:

Compre sempre outro disjuntor da mesma capacidade (amperagem, ou seja; corrente elétrica).

Esta capacidade de proteção da instalação elétrica está expressa na parte frontal do disjuntor em um número acompanhado da letra C.

Esteja atento ao perigo representado pela troca de um disjuntor que está desarmando por outro de maior capacidade. O disjuntor é o vigia da instalação elétrica, e somente deverá ter sua capacidade de desligamento mudada por uma pessoa qualificada para tanto.

Os prestadores de serviços que são ao mesmo tempo pedreiro, encanador, eletricista e pintor, os chamados faz-tudo, de fato fazem de tudo, e está no seu pacote a falta de teoria e irresponsabilidade, que ao longo do tempo poderão lhe trazer gastos e aborrecimentos.

Se as orientações aqui prestadas não ajudaram, o defeito requererá a intervenção de um profissional experiente.

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 17 voto(s) - Média: 5/5