Aquecedor elétrico não funciona

Aquecedores são equipamentos de elevada potência elétrica que fornecem água quente em banheiras, chuveiros, lavatórios e pias de cozinha, e neste artigo não estaremos tratando sobre aquecedor a gás, que foge à minha alçada.

Aquecedor Lorenzetti

Aquecedor Cardal

Se o aquecedor de repente deixou de esquentar a água, pode ser que tenha queimado a resistência ou há uma falta de energia para ele.

Para descartar algum problema na própria instalação elétrica do imóvel desligue e religue todos os disjuntores que houverem no quadro de força.

Se não resolveu, resta então a possibilidade da queima da resistência do aquecedor ou a chance de algum disjuntor estar estragado – disjuntores podem armar sem deixar passar a energia quando defeituosos como no vídeo acima.

Para saber como se testa um disjuntor, veja esta vídeoaula.

Para trocar a resistência de um aquecedor tipo Lorenzetti, assista esta vídeoaula.

Para resolver problemas com uma caldeira (boiler) veja este vídeo.

Os aquecedores são posicionados na entrada de água do imóvel quando se quer água quente em toda a casa (junto ao registro geral), ou somente dentro do banheiro e pia da cozinha quando se deseja o aquecimento só nestes locais, e têm a sua resistência acionada quando se abrem as torneiras ou chuveiros passando a esquentar a água corrente no encanamento com as potências elétricas de 5.500 até 10.000 watts.

Atualmente nas construções modernas este tipo de equipamento pode encontrar-se ainda nos corredores de entrada dos apartamentos, nos armários que abrigam os sistemas de luz, água e gás – imagem abaixo:

Armário de corredor de prédio

Existem também as caldeiras elétricas que são aquecedores denominados por acumuladores ou boiler – caldeira em inglês, e que continuamente desligam e religam a energia em seu circuito mantendo a água em seu interior na temperatura adequada, trabalhando com uma resistência no valor de 1.500 a 3.000 watts.

Caldeira elétrica ou boiler

Então a caldeira como podemos perceber consome menos energia e entrega água quente igual a um aquecedor de alta potência, mas em contra partida custa mais caro; e sua instalação e dificuldade de manutenção às vezes levam as pessoas a preferirem um aquecedor normal.

Enquanto que para se trocar a resistência de um aquecedor comum basta uma chave de fenda e um alicate, a operação de troca da resistência de um boiler é bastante complicada, requerendo inclusive uma ferramenta específica para a retirada e reposição da peça – uma grande chave com um soquete 22 – imagem abaixo.

E muitas vezes também é necessário trocar ainda o termostato, peça que controla o acionamento e o desligamento da resistência da caldeira.

Termostato para caldeira elétrica – boiler

A troca da resistência de um aquecedor comum é relativamente simples, mas no entanto existem aquecedores complexos com sistemas eletrônicos de controle da temperatura, e em se tratando deste tipo de equipamento é necessário verificar a sua marca e procurar pela assistência técnica apropriada, que fará uma visita para determinar o defeito e dará o orçamento para o reparo.

Aquecedor digital com controle automático de temperatura

Saiba mais

Compartilhe

         

Deixe a sua avaliação

Total: 18 voto(s) - Média: 5/5